Adeus árvore de natal

6 Jan

Eu não sou católica, mas reza a lenda que no dia 6 de janeiro (hoje!), Jesus Cristo é o senhor bebê recebeu a visita de três reis magos que lhe ofereceram alguns presentinhos. Aí esse dia é conhecido porque os reis viraram santos. O Gaspar, Belchior (não o cantor de bigode que sumiu) e o Baltazar então ficaram conhecidos por realizar os seus pedidos! E ainda, é hoje que toda a breguice natalina vai por água abaixo, hora de desfazer a árvore, guardar os penduricalhos bem no fundo do armário e acabar com aquele caos que atrasa as nossas vidas na Avenida Paulista.

Mas deixando o mau humor de lado, na Espanha, esse dia é tão ou mais importante que o Natal. As criancinhas colocam seus sapatinhos cheios de capim na janela de suas casas antes de dormir, para atrair os camelos dos reis – assim eles se alimentam e continuam de barriga cheia sua viagem (imagina um monte de camelo passeando de noite por Madrid). Em troca, os fofinhos dos reis deixam um monte de docinhos!

Como diz meu amigo Eduardo Lipolis “com tradição não se brinca”, então é melhor a gente se garantir e além de colocar os sapatinhos com capim (onde eu vou achar aqui em São Paulo?), vou mandar ver um bolão de reis. Eu tô garantida, porque  dona Glau já está toda toda sovando a massa à la Gordon Ramsey.

Vamos nessa? Não se esqueça de fazer 3 pedidos, um pro Balta, um pro Belchi e o outro pro Gaspa! E um brinde a 2011, né gente?

Bolo de Reis

Ingredientes:
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 tabletes de fermento biológico
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
5 ovos
3 colheres (sopa) de vinho do Porto
2 colheres (sopa) de casca de laranja ralada
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de uva passa sem semente
4 colheres (sopa) de amêndoas picadas
4 colheres (sopa) de nozes picadas
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas
100 g de cerejas cristalizadas
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

o bolinho dos desejos!

Em uma tigela, peneire a farinha de trigo e reserve. Em uma tigela misture o fermento e 3 colheres (sopa) de açúcar até obter uma pasta. Misture o leite aquecido e 4 colheres (sopa) de farinha de trigo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 15 minutos. Coloque emoutra tigela 4 ovos, o vinho do porto e as raspas de laranja e bata rapidamente com um batedor manual. Reserve. Em uma superfície lisa, coloque a farinha de trigo restante e faça uma cavidade no centro. Junte o azeite de oliva (reserve 1/2 colher de sopa) e o açúcar restante. Com as pontas dos dedos misture até obter uma farofa. Acrescente a massa crescida e misture. Junte, aos poucos, os ovos batidos e sove a massa por 5 minutos. Adicione as uvas passas, as amêndoas, as nozes e metade das frutas cristalizadas. Misture delicadamente e transfira a massa para uma tigela. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, modele a massa, formando um anel, de modo que no centro tenha 15cm de diâmetro. Transfira a massa para uma assadeira com 30cm de diâmetro, untada com o azeite reservado. Deixe crescer por mais 30 minutos. Ligue o forno à temperatura média. Distribua sobre a massa o restante das frutas cristalizadas. Pressione ligeiramente com os dedos e pincele toda a superfície com o ovo restante batido. Leve o bolo ao forno por 40 minutos. Retire do forno, desenforme ainda morno. Em seguida, penere o açúcar de confeiteiro sobre o bolo.

Que aproveche!

Isa

2 Respostas to “Adeus árvore de natal”

  1. izilda Bichara Janeiro 7, 2011 às 10:17 am #

    Uau! Eu quero. Estou adorando este Blog…
    Mucho!

    • Sophia Janeiro 10, 2011 às 5:40 pm #

      Eu sou católica e não acho brega o Natal. Quero dizer, assim como quase tudo, depende de quem faz a decoração!

      Mas não vim pra causar, vim dar os parabéns. O blog está muito legal e as receitas são ótimas.

      Muitos beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: